Festa do Carreiro e da Colheita

Justino Isidoro

Justino Isidoro – Fundador da Festa do Carreiro

A Festa do Carreiro é uma criação do professor ibirajubense Justino Isidoro. Devido a grande quantidade de carreiros existentes na cidade e zona rural o professor vendo a importância desse meio de transporte, decidiu homenagear esses homens trabalhadores e guerreiros que tanto contribuem para o desenvolvimento de Ibirajuba.

Partindo dessa ideia, Justino Isidoro realizou em 26 de novembro de 1995 a primeira edição da Festa do Carreiro. Em 2006 a festa passou a ser organizada pela Paróquia de Santo Isidro, onde foi adicionada mais uma comemoração, a da “Colheita” passando assim a denomina-se Festa do Carreiro e da Colheita.

 
 
 
 

A Paróquia de Santo Isidro vendo a identificação do Santo padroeiro de Ibirajuba com os carreiros, já que Santo Isidro é o protetor dos agricultores decidiu organizar esse evento com a intensão de venerar o santo e homenagear os carreiros do município. Por esse motivo no dia da caminhada dos Carreiros a imagem de Santo Isidro vai em cima de um carro de boi, dessa forma é possível reviver a história de Santo Isidro através da presença dos carreiros, mantendo vivas as tradições de Ibirajuba.

1ª Festa do Carreiro e da Colheita - Ibirajuba PE

1ª Edição da Festa do Carreiro realizada dia 26/11/1995

Antes da Festa do Carreiro ser organizada pela Paróquia de Santo Isidro a Rainha dos Carreiros era escolhida e convidada para assumir a realeza, logo que a Paróquia assumiu a organização ficou decidido que a escolha da Rainha deveria ser feita através de desfile com jurados que decidiriam por meio de nota a nova Rainha dos Carreiros.

Realizada sempre entre os meses de novembro e dezembro a Festa do Carreiro e da Colheita vem fazendo muito sucesso, crescendo ano após ano em termos de organização, estrutura e participação da população.