Acessibilidade
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Os padrões de atalhos deste Website são:
Teclando-se Alt + 1, em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal.
Teclando-se Alt + 2, em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3, em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
Teclando-se Alt + 4, em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé.
Teclando-se Alt + 5, em qualquer página do portal, o usuário é remetido à página de acessibilidade.
Teclando-se Alt + 6, em qualquer página do portal, é apresentando ao usuário o leiaute com as cores originais.
Teclando-se Alt + 7, em qualquer página do portal, é apresentando ao usuário o leiaute com alto contraste.
Teclando-se Alt + 8, em qualquer página do portal, os textos são diminuídos.
Teclando-se Alt + 9, em qualquer página do portal, os textos voltam ao tamanho normal.
Teclando-se Alt + 0, em qualquer página do portal, os textos são aumentados.
Leis e decretos sobre acessibilidade:
- Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.
- Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 – Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
- Decreto nº 7.724, de 16 de Maio de 2012 – Regulamenta a Lei No 12.527, que dispõe sobre o acesso a informações.
- Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico.
- Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 – formato .pdf (35,5Kb) – Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/acessibilidade

PANFLETAGEM
A Prefeitura de Ibirajuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma importante ação de conscientização com panfletagem na feira livre e nas escolas do município, reforçando a importância da prevenção e do combate às arboviroses. A iniciativa levou informação e orientações à população sobre os cuidados necessários para eliminar os focos do mosquito e proteger nossas famílias. O combate às arboviroses é uma responsabilidade de todos e, com conscientização, prevenção e união, seguimos cuidando da saúde da nossa gente.

VACINAÇÃO CRECHE
A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirajuba, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), realizará no dia 28 de abril a vacinação na Creche Maria Pereira de Couto. A ação acontecerá das 8h às 12h e das 13h às 15h, com a oferta de todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Para receber a vacina, é necessário apresentar CPF, RG e Caderneta de Vacinação. Os estudantes deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, ou apresentar o termo de autorização devidamente assinado. Vacinar é proteger, cuidar e garantir mais saúde para nossas crianças.

DIA DE ENFRENTAMENTO ÀS ARBOVIROSES
É o fim da picada e o início da prevenção! Nesta sexta-feira, 24 de abril, acontece o Dia de Enfrentamento às Arboviroses nas escolas de Pernambuco, um importante momento de mobilização, conscientização e educação em saúde. A ação reforça a importância de combater o mosquito transmissor das doenças por meio de atitudes simples que fazem toda a diferença no dia a dia. Juntos, podemos eliminar focos, prevenir doenças e proteger nossas famílias. A prevenção começa em casa e depende da participação de todos.

NOITE TEATRAL
Encerramos o dia de ontem com um momento especial de aprendizado, reflexão e transformação através da arte! A apresentação da peça teatral PAI (Pedagogia da Libertação), realizada para os alunos da EJA, foi marcada por diálogo, conscientização e troca de experiências, proporcionando uma vivência enriquecedora e inspiradora. A iniciativa reforçou o poder do teatro como ferramenta de educação, cidadania e construção do pensamento crítico, mostrando que aprender também é refletir, questionar e transformar realidades.
TARDE DE TEATRO
Uma tarde de cultura, alegria e muita emoção! A peça teatral Bom Dia, Comadres encantou o público com uma apresentação leve, divertida e cheia de significado, reunindo famílias e proporcionando momentos de lazer, interação e valorização da nossa cultura. A arte tem o poder de aproximar pessoas, despertar sentimentos e fortalecer nossas tradições. Seguimos incentivando ações que levam cultura, entretenimento e experiências marcantes para a população.

MANHÃ DE DIVERSÃO
Hoje foi dia de muita alegria, cultura e diversão! A clássica história do Casamento de Dona Baratinha ganhou vida em uma linda apresentação teatral, encantando crianças e adultos com personagens, cores e muita criatividade. Um momento especial que trouxe sorrisos, despertou a imaginação e valorizou a nossa cultura, mostrando como a arte pode ensinar, emocionar e transformar. Seguimos incentivando ações que promovem aprendizado, cultura e momentos inesquecíveis para nossas crianças.